Rinosseptoplastia

A respiração é a necessidade primária mais importante do homem. A função básica do nariz é preparar o ar que respiramos para que ele possa chegar aos pulmões em boas condições de realizar as trocas gasosas, cabendo a ele a função de umidificar, aquecer e filtrar o ar inspirado. Diversas situações podem prejudicar as funções do nariz, sendo as principais rinites, desvio do septo nasal (parede interna que divide o nariz em dois lados) e sinusites. Por outro lado, por sua posição central na face, o nariz possui um impacto significativo na aparência de uma pessoa, sendo uma das características mais marcantes do rosto.
Desta forma, além de atrapalhar nos afazeres do dia a dia, o desvio do septo associado a alterações estéticas pode causar constrangimentos e até problemas de autoestima, devido ao descontentamento com a forma e tamanho do nariz.
O nariz pode até parecer um órgão simples, mas na verdade é uma estrutura complexa e com muitas funções. O interior e o exterior do nariz são naturalmente dependentes, constituindo uma unidade funcional. Raramente altera-se o aspecto externo do nariz sem repercussão sobre o interior do mesmo, e consequentemente sobre a função nasal. Para aqueles pacientes que buscam a correção cirúrgica, a Rinosseptoplastia pode ser uma boa alternativa. Ela reúne, em um único procedimento, as cirurgias de Septoplastia (destinada à correção do septo nasal e melhora das condições de respiração) e de Rinoplastia (com a finalidade de melhorar questões estéticas do nariz, deixando-o em harmonia com a face).
Nas últimas décadas, a Rinosseptoplastia tem apresentado diversos avanços. A tendência é buscar resultados cada vez mais naturais, através técnicas menos invasivas e sem prejuízo das funções nasais, além de efeito duradouro. Algumas características como o tipo de pele, etnia e idade são fatores que têm relevante influência no resultado final da cirurgia. É fundamental que médico e paciente conversem bastante antes da operação, para que a expectativa do paciente esteja bem próxima à do cirurgião. Como toda cirurgia plástica facial, boa saúde e expectativas dentro de possibilidades reais são pré-requisitos fundamentais. Por tudo isso, ao decidir submeter-se a uma Rinosseptoplastia, é importante que o paciente escolha um profissional capacitado tanto para melhorar a forma (estética) quanto a função (respiração) de seu nariz.

Saiba as 20 perguntas mais frequentes sobre Rinosseptoplapstia aqui.

CONHEÇA MAIS
RECEBA AGORA SEU NOOSE BOOK FEITO POR MAIS DE 20 ESPECIALISTAS.

Preencha seus dados para receber seu e-book

Abrir bate-papo
1
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?