(27)3345-1600

Rinoplastia:

Image

As 20 perguntas mais frequentes sobre a cirurgia de RINOPLASTIA:

01) A RINOPLASTIA DEIXA CICATRIZES?

R: Existem dois tipos de acessos para a cirurgia: o aberto e o fechado. Certos narizes permitem que as cicatrizes fiquem escondidas dentro da cavidade nasal e nestes casos não haverá cicatriz aparente (acesso fechado). Em outros casos, entretanto, necessitam de uma visão mais ampla e que deixam cicatrizes externas como consequência de incisão (corte) feito na columela (acesso aberto). Se as asas nasais necessitam de redução para se harmonizar melhor com o resultado, também haverá cicatriz. A boa notícia é que as cicatrizes nestas áreas costumam ser pouco aparentes

Cada paciente comporta-se diferentemente do outro em relação à evolução das cicatrizes e no caso específico do nariz, geralmente tornam-se imperceptíveis. Certos pacientes podem, no entanto apresentar tendência à cicatrização inestética (hipertrófica ou quelóide). Pessoas de pele clara tendem a desenvolver menos este tipo de cicatrização. Estes fatos deverão ser discutidos na consulta inicial, bem como suas características familiares.

OBS: mesmo no acesso fechado, existem cortes internos, com pontos que costumam cair sozinhos entre 7 e 14 dias!

          

02) A PELE GROSSA PODE ATRAPALHAR O RESULTADO?

R: SIM, pacientes que possuem a pele mais espessa (grossa) podem apresentar maior dificuldade em atingir um resultado refinado. Qualquer dúvida a respeito da sua evolução deverá ser esclarecida com seu médico.

 

03) PODEREI ESCOLHER, PARA O MEU FUTURO NARIZ, A FORMA QUE EU DESEJAR?

R: Não. Existe um equilíbrio estético entre o nariz e a face, equilíbrio este que o cirurgião deve observar, a fim de preservar a autenticidade e a naturalidade da face analisada. A qualidade da pele do nariz também poderá influenciar no prognóstico do resultado almejado. Cada caso é estudado individualmente, a fim de que se possa dar ao nariz a melhor forma possível, dentro das possibilidades de sua face. Se a sua escolha coincidir com aquele tipo de nariz planejado, sem dúvida seu desejo será atendido. Cirurgião e paciente deverão estar de acordo com o resultado possível de se obter. Além disso, o nariz tem inúmeras funções, dentre elas a respiração e a olfação, que precisam ser respeitadas.

 

04) O RESULTADO DEFINITIVO EM RELAÇÃO À FORMA E FUNÇÃO É IMEDIATO?

R: Não. Várias fases são características do pós-operatório do nariz. Desta forma, numa 1º fase (logo após a retirada do curativo imobilizante aquaplast, em torno do 7º dia), apesar de corrigidos vários defeitos estéticos no nariz original, notamos um edema (inchaço) que vai diminuindo com o passar dos dias e que tende a se normalizar em torno de 6 a 12 meses. Existem pacientes que atingem o resultado definitivo um pouco antes, bem como outros que ultrapassam este período. A persistência ou não do edema transitório por um período mais longo que o normal geralmente não interfere no resultado final.

 

05) COMO FICARÁ MINHA RESPIRAÇÃO APÓS A CIRURGIA?

R: A Rinosseptoplastia visa melhorar as condições estéticas e, quando necessário, corrigir algumas alterações respiratórias do paciente. Poderá haver discreta dificuldade respiratória, em certos períodos do dia, no pós-operatório imediato e durante os primeiros 14 dias. Com o decorrer do tempo tende a normalizar-se.

 

06) SOFRO DE CORIZA CONSTANTE. PODERÁ A CIRURGIA ESTÉTICA ALIVIAR-ME DESTE SOFRIMENTO?

R: A ação da cirurgia sobre este sintoma é imprevisível. O importante é que se tente ao máximo a preservação das funções respiratórias na rinoplastia. É prudente investigar alergias respiratórias antes da cirurgia se você tiver essa queixa.

 

07) POR QUANTO TEMPO PERSISTE O RESULTADO OBTIDO?

R: O resultado de uma rinoplastia persiste por longo tempo. Após alguns anos, como em qualquer parte do organismo, poderão ocorrer algumas manifestações morfológicas na região nasal decorrentes do avanço da idade.

 

08) HÁ RISCOS NESTA CIRURGIA?

R: Todo ato médico inclui um risco variável e a Cirurgia Plástica, como parte da Medicina, não é exceção. Pode-se minimizar o risco, preparando-se convenientemente cada paciente, mas não eliminá-lo completamente.

 

09) QUAL O TIPO DE ANESTESIA QUE SE USA PARA ESTE TIPO DE OPERAÇÃO?

R: Tanto a anestesia local sob sedação quanto a geral poderá ser utilizada. Ficará a critério de a equipe cirúrgica indicar a mais conveniente.

 

10) QUANTO TEMPO DEMORA O ATO CIRÚRGICO?

R: Entre duas e três horas. Em alguns casos este tempo é ultrapassado. Entretanto, o tempo de ato cirúrgico não deve ser confundido com o tempo de permanência do paciente no ambiente de Centro Cirúrgico, pois esta permanência envolve também o período de preparação anestésica e recuperação pós-operatória. Seu médico poderá lhe informar quanto ao tempo total

 

11) QUAL O TEMPO DE INTERNAÇÃO?

R: A média é de um dia de internação, dependendo do tipo de anestesia utilizada e da recuperação do paciente no pós-operatório imediato.

 

12) SÃO UTILIZADOS CURATIVOS?

R: Quando se realiza o procedimento de fratura, o nariz é mantido imobilizado com aquaplast e esparadrapagem por cerca de uma semana.

 

13) O NARIZ SANGRA NOS PRIMEIROS DIAS?

R: Um pequeno sangramento é normal nas primeiras 48 horas. Isto, entretanto, não deverá ser motivo de preocupação, pois um curativo de proteção sobreposto à abertura do nariz (chamamos de bigodinho) é conservado propositadamente, a fim de higienizar esse sangramento. Esse curativo adicional poderá ser trocado em casa, tantas vezes quanto necessário.

 

14) TEREI MUITA DOR NO PÓS-OPERATÓRIO?

R: Raramente. A rinoplastia apresenta pós-operatório geralmente confortável (dentro do possível). Quando ocorrer uma eventual dor, esta é usualmente aliviada com analgésicos comuns.

 

15) EM QUE POSIÇÃO DEVEREI DORMIR, NOS PRIMEIROS DIAS?

R: Sempre com a cabeça discretamente elevada do leito (travesseiro). Manter-se com a face voltada para cima, sempre que possível.

 

16) QUANDO PODEREI TOMAR SOL?

R: Enquanto houver manchas, roxos e equimoses, é aconselhável que se evite a exposição solar e uso de óculos por pelo menos 30 dias.

 

17) QUAL A EVOLUÇÃO PÓS-OPERATÓRIA?

R: Até que se atinja o resultado almejado, diversas fases evolutivas são características deste tipo de cirurgia. Assim é que edemas (inchaço), “manchas” de infiltrado sanguíneo, dificuldade respiratória nos primeiros dias, são comuns e alguns apresentam estes fenômenos com menor intensidade que outros. Toda e qualquer preocupação de sua parte deverá ser transmitida ao seu cirurgião. Lembre-se que nenhum resultado de cirurgia estética do nariz deverá ser avaliado antes do período compreendido entre o 6º e 12º. mês de pós-operatório.

 

18)  QUAIS AS RECOMENDAÇÕES PRÉ-OPERATÓRIAS?

R: Obedecer às instruções dadas para a internação; comunicar qualquer anormalidade que eventualmente ocorra quanto ao seu estado geral.; ir ao hospital em jejum absoluto de no mínimo 8 horas e não trazer objetos de valor para o hospital; levar acompanhante maior de 18 anos para a internação; evitar uso de brincos, anéis, alianças, piercing, esmaltes coloridos nas unhas, etc

 

19) QUAIS AS RECOMENDAÇÕES PÓS-OPERATÓRIAS?

R: Evitar esforço físico ou pegar peso; cuidados para com o imobilizador aquaplast: não traumatizar o curativo e evitar molhar; obedecer à prescrição médica; voltar ao consultório nos dias e horas indicados; é normal sangrar um pouco nos 3 primeiros dias, se sangrar muito ligar para o médico; evitar sol por pelo menos doze semanas e fazer uso de protetor solar; não usar óculos até que seja autorizado (caso seja imprescindível a utilização dos óculos, solicite orientação ao seu médico de como fazê-lo).

 

20) QUERO OPERAR COM A DRA HELENA RAMOS, QUAIS OS PASSOS?

R: Eu realizo uma avaliação estética e funcional para Rinosseptoplastia em meu consultório. Nesta avaliação, poderei falar para você com mais precisão quais as suas necessidades cirúrgicas, fazer orçamentos e suprir dúvidas. Serão solicitados exames pré-operatórios (exames de sangue, videoendoscopia nasal, e outros conforme necessidade), avaliação cardiológica (risco cirúrgico) e avaliação pré-anestésica. Portanto, você passará por cerca de duas consultas pré-operatórias: uma inicial para avaliação e uma segunda para checar exames, registro fotográfico e demais esclarecimentos (outras consultas podem ser agendadas conforme necessidade). No dia da cirurgia, você deverá comparecer no hospital escolhido (geralmente Vitória Apart Hospital ou Hospital Metropolitano) no horário e jejum orientados além de TODOS seus exames. O tempo de internação será em média de um dia. Após a alta, você terá mais ou menos os seguintes retornos pós-operatórios: 7o. dia, 21o. dia, 3o. mês, 6o. mês e 12o. mês.

 

 

Apesar das limitações, uma boa conversa com seu cirurgião e um bom comportamento pós-operatório trarão grandes chances de atingir satisfação com a sua cirurgia!

Boa sorte, estou à disposição.

 

Dra Helena Hotz Arroyo Ramos

 

Fonte: inspirado no termo de consentimento para Rinoplastia da Academia Brasileira de Cirurgia Plástica da face.