(27)3345-1600

Rinosseptoplastia

Image

     A respiração é a necessidade primária mais importante do homem. A função básica do nariz é preparar o ar que respiramos para que ele possa chegar aos pulmões em boas condições de realizar as trocas gasosas, cabendo a ele a função de umidificar, aquecer e filtrar o ar inspirado. Diversas situações podem prejudicar as funções do nariz, sendo as principais rinites, desvio do septo nasal (parede interna que divide o nariz em dois lados) e sinusites. Por outro lado, por sua posição central na face, o nariz possui um impacto significativo na aparência de uma pessoa, sendo uma das características mais marcantes do rosto. 
Desta forma, além de atrapalhar nos afazeres do dia a dia, o desvio do septo associado a alterações estéticas pode causar constrangimentos e até problemas de autoestima, devido ao descontentamento com a forma e tamanho do nariz.
     O nariz pode até parecer um órgão simples, mas na verdade é uma estrutura complexa e com muitas funções. O interior e o exterior do nariz são naturalmente dependentes, constituindo uma unidade funcional. Raramente altera-se o aspecto externo do nariz sem repercussão sobre o interior do mesmo, e consequentemente sobre a função nasal. Para aqueles pacientes que buscam a correção cirúrgica, a Rinosseptoplastia pode ser uma boa alternativa. Ela reúne, em um único procedimento, as cirurgias de Septoplastia (destinada à correção do septo nasal e melhora das condições de respiração) e de Rinoplastia (com a finalidade de melhorar questões estéticas do nariz, deixando-o em harmonia com a face).
     Nas últimas décadas, a Rinosseptoplastia tem apresentado diversos avanços. A tendência é buscar resultados cada vez mais naturais, através técnicas menos invasivas e sem prejuízo das funções nasais, além de efeito duradouro. Algumas características como o tipo de pele, etnia e idade são fatores que têm relevante influência no resultado final da cirurgia. É fundamental que médico e paciente conversem bastante antes da operação, para que a expectativa do paciente esteja bem próxima à do cirurgião. Como toda cirurgia plástica facial, boa saúde e expectativas dentro de possibilidades reais são pré-requisitos fundamentais. Por tudo isso, ao decidir submeter-se a uma Rinosseptoplastia, é importante que o paciente escolha um profissional capacitado tanto para melhorar a forma (estética) quanto a função (respiração) de seu nariz.

Saiba as 20 perguntas mais frequentes sobre Rinosseptoplapstia aqui.