(27)3345-1600

Meu nariz fica enorme...

Image

Uma das queixas mais frequentes em meu consultório é a do nariz que alarga no sorriso ou que rebaixa muito ao sorrir (as vezes até uma combinação dos dois). Com as técnicas de rinoplastia estruturada, é possivel deixar o complexo da ponta bem mais firme, de modo a prevenir sua queda. Quando o nariz fica muito largo ao sorrir, é possível que tenhamos que associar a redução da base alar (vulgarmente conhecida como "alectomia") como último passo da rinoplastia.

Vale notar que, se seus músculos que atuam na dinâmica do sorriso forem muito fortes, seu nariz vai continuar alargando no sorriso, pois a rinoplastia não trata essa hipertrofia muscular. É por isso que, em alguns casos, eu associo a aplicação de toxina botulínica para atender a queixa do paciente de forma mais abrangente. .

Uma outra situação em que associo procedimentos é a da fossa piriforme vazia (que fica bem acima da asa nasal, no começo do "bigode chinês"). Essa condição também favorece o alargamento das asas nasais e sua rotação no sentido cranial ao sorrir. Nesses casos, associo o preenchimento de ácido hialurônico nesse local.

Este conteúdo é informativo. A consulta deve ser presencial.

Dra. Helena Hotz Arroyo Ramos
Otorrinolaringologista

CRM-ES 11.920 RQE 7951
Apaixonada pela face e suas funções.